Vauxhall Owners Network Forum banner
28K views 74 replies 6 participants last post by  andy_v  
#1 ·
Vauxhall Astra H (Mk5) 2006

1.6 Gasolina - Twinport

Z16XEP

Olá, venho aqui esta noite em busca de ajuda em duas frentes.

Tenho um motor P0170 com mistura pobre nos últimos 6 meses. Nos últimos meses, o carro tem muita dificuldade na primeira marcha (tremendo). Substituí o filtro de ar, a troca de óleo e filtro, e as velas de ignição novas.

Nas últimas duas semanas, notei uma perda real de potência. Depois de limpar o código, o eml finalmente voltou e trouxe meu velho amigo p0170, mas desta vez com companhia, p0201, p0202, p0203m p0204. (circuito do injetor do cilindro 1, 2 etc etc)

Devido à boa sorte, tenho alguns dias livres para tentar resolver isso. Admitidamente, sou um completo novato, estou no processo de tentar remover o coletor de admissão para limpar os canais egr, na esperança de resolver o p0170. Esse é o primeiro pedido de ajuda, estou um pouco preso e espero que você possa me ajudar a terminar o trabalho.

A outra questão está relacionada aos novos códigos, eles podem estar relacionados à minha falha original, ou pode ser um problema de ecu ou relacionado ao combustível?

1. Removi o fluxo de ar, a ecu, o corpo da borboleta e aproximadamente 18 parafusos do coletor de admissão. Um parafuso permanece na imagem abaixo. Estou com dificuldades para removê-lo, mas vou tentar novamente pela manhã. Eu esperaria que com 18 parafusos removidos houvesse mais movimento, mas ele parece firmemente preso. Estou perdendo algo óbvio?

2. Além disso, esta mangueira de vácuo do servo freio está se mostrando muito difícil. Posso ver algo parecido com um parafuso por baixo, mas não consigo acessá-lo com o design da unidade. Existe outra maneira de remover isso?

Obrigado,

Attachments

#2 · (Edited)
Siga o tubo de vácuo e poderá descobrir que existe uma junta sob a tampa do motor.

#6 ·
O conector da tubulação de vácuo no coletor de admissão tem um pequeno 'botão' preto na lateral, pressione-o e a tubulação sairá,... definitivamente há um suporte sob o coletor, T30 Torx, que manterá o coletor superior no lugar, remova-o e o coletor superior pode ser removido.
Obrigado Andy, eu tirei o coletor de admissão agora. Estou na última barreira. Acho que removi 7 ou parafusos, mas não consigo descobrir como remover a seção final. Estou supondo que tenho que remover a tubulação, mas não consigo descobrir (devido à má visibilidade e acesso) como ela realmente sai. Alguma dica?

Attachments

#8 ·
Existem 2 parafusos torx T30 na junta do tubo na válvula egr, normalmente removo-os e então o tubo sai com a seção inferior do coletor, os parafusos em questão podem ser vistos na sua 1ª imagem acima.
Obrigado Andy, presumo que os dois estejam no lado direito do tubo/primeira imagem. Vou tentar amanhã. Você está familiarizado com a forma como removo os suportes para acessar os canais egr?

#10 ·
Tive que parar as ferramentas por algumas semanas, mas voltei a isso ontem.

Removi os 2 parafusos torx do tubo egr e quase todos os parafusos ou parafusos que poderiam segurar isso no lugar. Eu simplesmente não consigo fazer isso se mexer. Existe um mecanismo com a barra de metal que corre ao lado dos suportes pretos?

Attachments

#11 ·
Na verdade, parece que esse mecanismo não está relacionado à sua remoção. Ainda completamente perdido. Mais algumas fotos de diferentes ângulos.

Em outra nota, há um conector com marcações rosa perto dos injetores que acho que posso ter afrouxado. Preocupado que eu possa ter danificado. Alguém sabe o que é?
Image
Image
Image
Image
Image

#22 ·
No meu país há um ditado: "Se não pode ser consertado, pegue um martelo e conserte-o". Só brincando, é claro.

Bem, como posso ver e como me lembro, porque fiz o mesmo e sozinho no final da tarde (má visibilidade) e foi há pelo menos 2 anos, talvez mais.
Você fez tudo certo, é simplesmente desapertar todos os parafusos que você pode ver e 2-3 que você não pode, mas pode tocá-los com os dedos.
Você não precisa tocar no próprio sistema TP (alavanca e motor que o empurram e puxam) para evitar quaisquer outros problemas.
Como o motor Z16XEP tem uma temperatura de trabalho bastante alta (você pode ver em alguns dos meus vídeos do YT, procure por "zdravo user"), é cerca de 105 graus Celsius na maioria das vezes.
Então, essa parte você tem que remover com um pouco de força, martelo é OK, mas use um pedaço de madeira entre o martelo e as peças de metal.
Bata de um lado e do outro, de cima e de baixo, se você puder alcançá-lo do chão de qualquer maneira.

Eu vou postar um link para um fórum russo (use o Google Tradutor, pois está em cirílico) onde um homem fez um ótimo tutorial passo a passo com todas as ferramentas necessárias e todos os avisos sobre o que você deve ter cuidado, etc:

http://astraclub.ru/threads/109328-...ятие-ремонт-доработка-впускного-коллектора-и-планки-твинпорта-z16xep.-Фотоотчет

Espero que isso possa te ajudar.
Desejo-lhe boa sorte

Enviado do meu LG-H870 usando o Tapatalk

#22 ·
Marks152, Andy e Zdravo, muito obrigado a todos. A vossa ajuda foi muito apreciada.
Consegui tirá-lo e agora estou a começar a limpá-lo.

Algumas perguntas.
1. O limpa-travões é uma opção ligeiramente melhor do que o limpa-carburadores?
2. Terminar com a limpeza com algum desengordurante?
3. A junta parece estar em bom estado, não tenho uma nova. Qual seria a melhor forma de a limpar antes de a selar novamente?
4. Devo limpar a válvula egr, se sim, alguma dica?

Obrigado novamente.

#23 ·
Sem problemas, se eu puder ajudar com meu conhecimento e experiência, eu ajudarei.
Fico feliz em saber que você removeu a peça.
Agora, para dar respostas às suas perguntas

1. Você pode usar limpa freios, desengraxante de motor, limpa carburador, gasolina (gasolina), diluente nitro (para cores).
Ah sim, coloque algumas luvas de proteção porque essas coisas comem a pele.
2. Basta limpar bem e deixar evaporar.
3. Se a junta estiver OK, basta colocá-la novamente.
4. Você pode limpá-lo, mas verá quando abri-lo, é feito um pouco estranho, tudo é selado e não há muito para limpar.
Mas verifique o tubo de metal, aquele com ranhuras, ele pode estar entupido.

#24 ·
Sem problemas, se eu puder ajudar com meu conhecimento e experiência, ajudarei.
Fico feliz em saber que você removeu a peça.
Agora, para responder às suas perguntas

1. Você pode usar limpador de freio, desengraxante de motor, limpador de carburador, gasolina (gasolina), diluente nitro (para cores).
Ah sim, coloque algumas luvas de proteção porque essas coisas comem a pele.
2. Basta limpar bem e deixar evaporar.
3. Se a junta estiver OK, basta colocá-la novamente.
4. Você pode limpá-lo, mas verá quando abri-lo, é feito um pouco estranho, tudo está selado e não há muito o que limpar.
Mas verifique o tubo de metal, aquele com nervuras, ele pode estar entupido.

Obrigado Zdravo,

Em relação à junta, preciso usar selante?

Em relação ao egr, devo remover a bateria e a bandeja para ter acesso?

#27 ·
Olá, tenho algum tempo hoje para colocar tudo de volta. Eu reaproveitei o coletor, faz tanto tempo desde que comecei este processo que há algumas coisas que esqueci ou não tenho certeza.

1. Este fio preto fino que eu acho que alimenta a parte de trás do coletor. O que é isto? Estava solto, mas parece encaixar bem na parte de trás do coletor (ranhura de borracha preta). Não parece estar tão firme no lugar. Devo colocar um pouco de fita adesiva ao redor para ter certeza?

Image

2. Posso ver nas instruções da Vauxhall que o cabo terra (lado esquerdo) vai para a parte superior esquerda da ecu, para onde vai este cabo (no lado direito ao lado do suporte da ecu).

Image

3.
Há um buraco grande na parte superior do coletor onde a ecu está posicionada, antes de recolocar a ecu, eu estava curioso se eu estou faltando alguma coisa com este buraco?
Image